Início » Cursos

Cursos

A Associação Paulista para Altas Habilidades ministra cursos livres informativos e cursos de capacitação para professores.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA com foco em

ALTAS HABILIDADES /SUPERDOTAÇÃO

(Para profissionais da Educação)

 

Metodologia para o Curso de 14 Horas

                     Vivencial e informativo

Dinâmica de trabalho:

  • Ministrar Palestras
  • Ministrar Oficinas Vivenciais
  • Orientar debates e discussões
  • Incentivar pesquisa de campo

Aspectos Teóricos: (06 h)

  • Conceitos sobre Superdotação e Altas Habilidades. Visão histórica da Superdotação (1 h)
  • Introdução à teoria das Inteligências Múltiplas. Abordagens existentes – o que está sendo feito no Brasil e no mundo (1 h)
  • Problemática (escola – família – Alto Habilidoso, identidade) (2 h)
  • Aspectos pedagógicos das Altas Habilidades (2 h)

 

Aspectos Práticos: (4 h)

  • A questão da superdotação no ambiente escolar. Vivenciando as dificuldades do Portador de Altas Habilidades (1 h)
  • Ateliê de expressividade

a – Música:  um encontro de (1 h)

b – Artes visuais: um encontro de (1 h)

c – Atividades corporais: um encontro de (1 h)

  • Aspectos legais da Educação Inclusiva (1 h)
  • Avaliação

 

Dias 16 e 17 de Setembro de 2016

Das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00hs

Local:

Rua Guilherme Asbhar Neto, 510

Chácara Monte Alegre/SP

Informações de custo pelo telefone (11) 5092-2759 ou faleconosco@apahsd.org.br

O CURSO INFORMATIVO DE 30 HORAS

O curso de 30 horas abre o olhar do profissional para o cenário escolar do Alto Habilidoso, passando ao entendimento de seus processos desencadeados pela não identificação e desenvolvimento adequado, além de esclarecer sobre as necessidades especiais destas crianças e seu comportamento. 

Objetivo Geral: Orientar os profissionais da área sobre as necessidades específicas dos indivíduos Alto Habilidosos em sala de aula, aprendendo a olhar suas características, incidência e prevalência.

 

Público Alvo: Professores de Educação Infantil,.Professores de Ensino Fundamental, Professores de Ensino Médio, Educadores em todas as áreas, Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos, Administradores Escolares, Terapeutas, Auxiliares de Classe, Interessados na área

Conteúdo programático:

 

Aspectos Teóricos: (16 horas)

  • A Ética na Educação (2 horas)
  • Filosofia na Educação (2 horas)                                                                     Conceitos sobre Superdotação e Altas Habilidades (2 horas)
  • Visão histórica da Superdotação (2 horas)
  • Introdução à teoria das Inteligências Múltiplas (2 horas)
  • Aspectos pedagógicos das Altas Habilidades (2 horas)
    • A importância das artes para o desenvolvimento das Altas Habilidades (2 horas)
    • Abordagens existentes – o que está sendo feito no Brasil e no mundo (2 horas)

 

Aspectos Práticos: (9 horas)

  • A questão da superdotação no ambiente escolar (discriminação e preconceito) (2 horas)
  • Estimulando as diferentes inteligências em sala de aula (2 horas)
  • Ateliê de expressividade

a – Música:  um encontro de 1 hora

b – Artes visuais: um encontro de 1 hora

c – Atividades corporais: um encontro de 1 hora

d – Dramatização: um encontro 1 hora

  • Vivenciando as dificuldades do Portador de Altas Habilidades 1 hora.

 

Aspectos Legais: (3 horas)

  •  Aspectos legais da Educação Inclusiva (1 hora)
    •  Políticas Públicas para pessoas portadoras de Altas Habilidades (1 hora)
    • Ações que podem/devem ser tomadas com respeito às Políticas Públicas (1 hora)

 

Avaliações (2 horas)

 

  •  Estimulando as diferentes inteligências em sala de aula (1horas)
    •  Ações que podem/devem ser tomadas com respeito às políticas públicas em Altas Habilidades (1 hora)

 

Metodologia para o Curso de 244 Horas

 

Curso de:

FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA com foco em

 ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

(Para profissionais com nível superior completo) 

144 horas mais 100 horas de estagio  

                  

 

 Método:

                     Vivencial e informativo

 

Dinâmica de trabalho:

  • Ministrar Palestras
  • Ministrar Oficinas Vivenciais
  • Orientar debates e discussões
  • Incentivar pesquisa de campo

 

Materiais:

  • Data show
  • CD
  • Computador
  • Microfone
  • Materiais para oficinas (línguas, corporal, música e artes)

 

Público Alvo:

  • Professores de Educação Infantil.
  • Professores de Ensino Fundamental.
  • Professores de Ensino Médio.
  • Educadores em todas as áreas.
  • Psicólogos.
  • Administradores Escolares.

·           Terapeutas.

Carga Horária:

  • Aspectos Teóricos 88 horas
  • Aspectos Práticos 24 horas
  • Aspectos Legais 24 horas
  • TCC ou Artigo Científico   8 horas

 

TOTAL                                                                      144 HORAS

 

  • Estagio            100 horas

 

Conteúdo programático:

 

Aspectos Teóricos: (88 h)

  • A ética na Educação (4h)
  • Filosofia na Educação (4h)
  • Conceitos sobre Superdotação e Altas Habilidades (8h)
  • Visão histórica da Superdotação (8h)
  • Introdução à teoria das Inteligências Múltiplas (8 h)
  • Aspectos pedagógicos das Altas Habilidades (8h)
  • Aspectos psicológicos das Altas Habilidades (8h)
  • A importância das artes para o desenvolvimento das Altas Habilidades (8h)
  • Abordagens existentes (4h)
  • Fundamento da Educação Especial (8h)
  • Importância da criatividade no desenvolvimento das Altas

Habilidades (4h)

  • Tópicos Específicos da Educação Especial I (4h)
  • Tópicos Específicos da Educação Especial II (4h)
  • Orientação TCC (Trabalho de conclusão de curso) (8h)

 

Aspectos Práticos: (24 h)

  • A questão das Altas Habilidades no ambiente escolar (discriminação e preconceito) (4h)
  • Estimulando as diferentes inteligências em sala de aula (4 h)
  • Ateliê de expressividade

a – Música:  um encontro de (4 h)

b – Artes visuais: um encontro de (4 h)

c – Atividades corporais: um encontro de (4 h)

d – Dramatização: um encontro (2 h)

  • Vivenciando as dificuldades do Alto Habilidoso (2h).

 

Aspectos Legais: (24h)

  • Aspectos legais da Educação Inclusiva (8 h)
  • Políticas Públicas (8 h)
  • Ações que podem/devem ser tomadas (8 h)

 

Apresentação de TCC (8h)

  • Confecção de artigos científicos ou trabalho de conclusão de curso (8h)

 

Estagio:

  • Prático             50 horas
  • Grupo de Estudo 10 horas
  • Pesquisas para TCC 40 horas

 

  Profissionais envolvidos

Curso de 144 horas – divididos em 3 módulos semestrais de 48 horas cada um, ministrados uma vez por semana com duração de 3 horas.

Grupo estimado de 20 a 30 professores

 

Cronograma de aplicação

 

Estrutura do curso:

 

1 – Módulo 1 – 16 (Dezesseis encontros de 3 horas cada um)

2 – Módulo 2 – 16 (Dezesseis encontros de 3 horas cada um)

3 – Módulo 3 – 16 (Dezesseis encontros de 3 horas cada um)

 

Estes módulos são independentes, podendo o aluno ingressar em qualquer um deles, finalizando o curso uma vez ter completado os três módulos.