Características e Indícios das Altas Habilidades
· (Dados extraídos de MEC 2007 – Quadro 5 – p.44)
1 – Aprende fácil e rapidamente.
2 – É original, imaginativo, criativo, não convencional.
3 – Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.
4 – Pensa de forma incomum para resolver problemas.
5 – É persistente, independente, auto-direcionado (faz coisa sem que seja mandado).
6 – Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.
7 – Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.
8 – Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.
9 – Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.
10 – É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.
11 – Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).
12 – Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).
13 – Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.
14 – Aprende facilmente novas línguas.
15 – Trabalhador independente.
16 – Tem bom julgamento, é lógico.
17 – É flexível e aberto.
18 – Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.
19 – Mostra sacadas e percepções incomuns.
20 – Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.
21 – Apresenta excelente senso de humor.
22 – Resiste à rotina e à repetição.
23 – Expressa idéias e reações, freqüentemente de forma argumentativa.
24 – É sensível à verdade e à honra.
- No caso de Alto Habilidosos Cognitivos:
- Vocabulário avançado
- Perfeccionismo
- Críticos
- Contestadores
- Não gostam de rotina
- Grande interesse por temas abordados por adultos
- Facilidade de expressão
- Desafia professor e colegas
- Conseguem monopolizar atenção de professor e colegas
- Preferem geralmente trabalhar de forma individual
Assista à matéria da Revista Veja com a participação da APAHSD sobre características, evidências ou indícios que uma criança tem altas habilidades e algumas atitudes diante desta constatação.