Características do AH

As crianças com Altas Habilidades não devem apresentar, necessariamente, todas as características abaixo.

 (Dados extraídos de MEC 2007 – Quadro 5 – p.44)                

1 – Aprende fácil e rapidamente. 

2 – É original, imaginativo, criativo, não convencional.

3 – Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.

4 – Pensa de forma incomum para resolver problemas.

5  – É persistente, independente, auto-direcionado (faz coisa sem que seja mandado).

6 – Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.

7 –  Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.

8 –  Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.

9 – Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.

10 – É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.

11 – Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).

12 –  Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).

13  – Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.

14 –  Aprende facilmente novas línguas.

15 – Trabalhador independente.

16 – Tem bom julgamento, é lógico.

17  – É flexível e aberto.

18 –  Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.

19 – Mostra sacadas e percepções incomuns.

20 – Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.

21 – Apresenta excelente senso de humor.

22  – Resiste à rotina e à repetição.

23  – Expressa idéias e reações, freqüentemente de forma argumentativa.

24 – É sensível à verdade e à honra.

 

No caso de Alto Habilidosos Cognitivos:

1- Vocabulário avançado

2- Perfeccionismo

3- Críticos

4- Contestadores

5- Não gostam de rotina

6- Grande interesse por temas abordados por adultos

7- Facilidade de expressão

8- Desafia professor e colegas

9- Conseguem monopolizar atenção de professor e colegas

10-Preferem geralmente trabalhar de forma individual

 

Por causa da falta de estímulo recebido em casa e na escola, estas crianças podem apresentar: 

1- Baixo rendimento escolar, por falta de interesse nos conteúdos ministrados pelas escola

2- Decepção e frustração por não se sentirem atendidos nem compreendidos.

3- Desinteresse nos estudos.

4- Comportamento inadequado. Muitas vezes confundido com: hiperativos, com crianças com distúrbios comportamentais ou déficit de concentração.