Ressaltamos que algumas características mencionadas abaixo estão relacionadas somente a área de alta habilidade apresentada pelo individuo.
(alguns dados extraídos de MEC 2007 – Quadro 5 – p.44)
- aprende fácil e rapidamente;
- é original, imaginativo, criativo, não convencional;
- está sempre bem-informado, inclusive em áreas não comuns;
- pensa de forma incomum para resolver problemas;
- persuasivo, é capaz de influenciar os outros;
- mostra senso comum e pode não tolerar tolices;
- inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas;
- é esperto ao fazer coisas com materiais comuns;
- trabalhador independente;
- tem bom julgamento, é lógico;
- versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica;
- mostra sacadas e percepções incomuns;
- resiste à rotina e à repetição;
- expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa.
(algumas características identificadas pela Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação)
Os alto habilidosos apresentam aspectos comportamentais muito distintos, por exemplo:
- enquanto uns são rápidos na realização de suas atividades, outros zelam pela perfeição sem se importarem com o tempo para realiza-las;
- alguns apresentam persistência até chegar a uma solução, outros são omissos por medo de falhar / errar;
- uns são extrovertidos, outros são introvertidos;
- enquanto uns são desafiadores e injuriosos, outros são gentis e respeitosos.
(outras características)
- interesse e concentração em áreas específicas;
- frustação e depressão, tristeza e mágoa diante de situações conflitantes;
- apresentam alteração no sono;
- interesse por desafio;
- espírito crítico;
- estabelecem relação entre conhecimento e fatos;
- falta de amigos;
- baixo rendimento escolar causado pela sua falta de interesse;
- são manipuladores;
- são confundidos com indivíduos que apresentam diversos distúrbios: déficit de atenção, desafiador opositor, hiperatividade, comportamental, autismo, bipolaridade, impulsividade, entre outros.
De acordo com os autores, Joseph Ranzulli, Angela Virgolim, Smith Callahan, Westberg (2000), Gardner e com a APAHSD, são características de Alto Habilidosos Cognitivos:
- vocabulário avançado;
- perfeccionismo;
- críticos;
- contestadores;
- não gostam de rotina;
- grande interesse por temas abordados por adultos;
- facilidade de expressão;
- desafiam professores e colegas;
- conseguem monopolizar atenção de professores e colegas;
- preferem geralmente trabalhar de forma individual;
- gostam de pesquisas.
O que acontece com o alto habilidoso nas diferentes áreas?
• diversidade de interesses;
• geram e brincam com as ideias;
• são inventivos;
• constroem novas estruturas e novas formas de fazer as coisas;
• não gostam de rotina;
• encontram ordem no caos;
• pensam por analogias;
• usam o humor;
• gostam de fantasiar;
• não ligam para convenções;
• sensíveis aos detalhes;
• produtores de conhecimento;
• investem uma quantidade significativa de energia emocional naquilo que fazem;
• capacidade de reflexão, imaginação, sensibilidade, senso de justiça;
• questionamento de regras e autoridades;
• preocupação moral precoce.
Além das características comportamentais já citadas.
• Ótima memória visual, de longo e curto prazo;
• Memória visual, espacial e perceptual;
• Habilidade em armazenar formas não verbais para aplicar em seus trabalhos;
• Facilidade em algum dos diferentes tipos de representação: desenho, escultura, pintura, instalação, modelagem, etc;
• Montagem de quebra-cabeças;
• Apropria-se de formas diferentes de comunicação (visual, linguística, corporal);
• Gosta de inventar brinquedos;
• Sonhador e distraído;
• E outras.
Além das características comportamentais já citadas.
• facilidade para memorizar músicas e melodias;
• interesse em interpretar, cantar ou tocar instrumentos;
• prazer por escutar músicas;
• ótima percepção de sons.
Além das características comportamentais já citadas.
• equilíbrio;
• flexibilidade;
• explosão;
• impulsão;
• força;
• boa noção de lateralidade;
• habilidade em jogos corporais;
• bom tônus muscular;
• são bons estrategistas;
• na área gestual, conseguem dramatizar, imitar, dançar com ritmo e se expressar através do corpo.
Além das características comportamentais já citadas.
• interesse, curiosidade e pesquisa sobre o universo e o meio ambiente;
• cuidadoso com animais e plantas, além de apresentar interesse em adquiri-los;
• paixão por coleções (insetos, folhas, plantas, penas);
• interesse em montar insetarios, minhocarios, terrareos, etc.
Além das características comportamentais já citadas.
• gosto pela leitura;
• prazer por escutar;
• gosto pela escrita digital;
• interesse por jogos de palavras (caça-palavras, cruzadinhas, etc);
• vocabulário elaborado;
• facilidade em aprender outros idiomas.
Além das características comportamentais já citadas.
• conceitos claros de quantidade, tempo, causa e efeito;
• prazer em levantar hipóteses;
• rapidez na resolução de cálculos;
• facilidade na interpretação de gráficos;
• desenvolve estratégias para solucionar cálculos e desafios lógico-matemáticos
• domina 2D e 3D;
• prazer em uso de blocos de construção;
• gosto por exercícios de lógica.
Além das características comportamentais já citadas.
• tendência em aprofundar sentimentos, emoções, sensações, intenções, autoconhecimento, etc;
• gostam de compreender e aconselhar outras pessoas;
• facilidade na formação de opiniões;
Além das características comportamentais já citadas.
• reflexões filosóficas e metafísicas;
• preocupação com temas de grande relevância (significado da vida, sentido de morte, destino da humanidade e da planeta).
Além das características comportamentais já citadas.