Características e Indícios das Altas Habilidades

Ressaltamos que algumas características mencionadas abaixo estão relacionadas somente a área de alta habilidade apresentada pelo individuo.

(alguns dados extraídos de MEC 2007 – Quadro 5 – p.44)

  • aprende fácil e rapidamente;
  • é original, imaginativo, criativo, não convencional;
  • está sempre bem-informado, inclusive em áreas não comuns;
  • pensa de forma incomum para resolver problemas;
  • persuasivo, é capaz de influenciar os outros;
  • mostra senso comum e pode não tolerar tolices;
  • inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas;
  • é esperto ao fazer coisas com materiais comuns;
  • trabalhador independente;
  • tem bom julgamento, é lógico;
  • versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica;
  • mostra sacadas e percepções incomuns;
  • resiste à rotina e à repetição;
  • expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa.

(algumas características identificadas pela Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação)

Os alto habilidosos apresentam aspectos comportamentais muito distintos, por exemplo:

  • enquanto uns são rápidos na realização de suas atividades, outros zelam pela perfeição sem se importarem com o tempo para realiza-las;
  • alguns apresentam persistência até chegar a uma solução, outros são omissos por medo de falhar / errar;
  • uns são extrovertidos, outros são introvertidos;
  • enquanto uns são desafiadores e injuriosos, outros são gentis e respeitosos.

(outras características)

  • interesse e concentração em áreas específicas;
  • frustação e depressão, tristeza e mágoa diante de situações conflitantes;
  • apresentam alteração no sono;
  • interesse por desafio;
  • espírito crítico;
  • estabelecem relação entre conhecimento e fatos;
  • falta de amigos;
  • baixo rendimento escolar causado pela sua falta de interesse;
  • são manipuladores;
  • são confundidos com indivíduos que apresentam diversos distúrbios: déficit de atenção, desafiador opositor, hiperatividade, comportamental, autismo, bipolaridade, impulsividade, entre outros.

 De acordo com os autores, Joseph Ranzulli, Angela Virgolim, Smith Callahan, Westberg (2000), Gardner e com a APAHSD, são características de Alto Habilidosos Cognitivos:

  • vocabulário avançado;
  • perfeccionismo;
  • críticos;
  • contestadores;
  • não gostam de rotina;
  • grande interesse por temas abordados por adultos;
  • facilidade de expressão;
  • desafiam professores e colegas;
  • conseguem monopolizar atenção de professores e colegas;
  • preferem geralmente trabalhar de forma individual;
  • gostam de pesquisas.

O que acontece com o alto habilidoso nas diferentes áreas?

• diversidade de interesses;
• geram e brincam com as ideias;
• são inventivos;
• constroem novas estruturas e novas formas de fazer as coisas;
• não gostam de rotina;
• encontram ordem no caos;
• pensam por analogias;
• usam o humor;
• gostam de fantasiar;
• não ligam para convenções;
• sensíveis aos detalhes;
• produtores de conhecimento;
• investem uma quantidade significativa de energia emocional naquilo que fazem;
• capacidade de reflexão, imaginação, sensibilidade, senso de justiça;
• questionamento de regras e autoridades;
• preocupação moral precoce.
Além das características comportamentais já citadas.

• Ótima memória visual, de longo e curto prazo;
• Memória visual, espacial e perceptual;
• Habilidade em armazenar formas não verbais para aplicar em seus trabalhos;
• Facilidade em algum dos diferentes tipos de representação: desenho, escultura, pintura, instalação, modelagem, etc;
• Montagem de quebra-cabeças;
• Apropria-se de formas diferentes de comunicação (visual, linguística, corporal);
• Gosta de inventar brinquedos;
• Sonhador e distraído;
• E outras.

Além das características comportamentais já citadas.

• facilidade para memorizar músicas e melodias;
• interesse em interpretar, cantar ou tocar instrumentos;
• prazer por escutar músicas;
• ótima percepção de sons.

Além das características comportamentais já citadas.

• equilíbrio;
• flexibilidade;
• explosão;
• impulsão;
• força;
• boa noção de lateralidade;
• habilidade em jogos corporais;
• bom tônus muscular;
• são bons estrategistas;
• na área gestual, conseguem dramatizar, imitar, dançar com ritmo e se expressar através do corpo.

Além das características comportamentais já citadas.

• interesse, curiosidade e pesquisa sobre o universo e o meio ambiente;
• cuidadoso com animais e plantas, além de apresentar interesse em adquiri-los;
• paixão por coleções (insetos, folhas, plantas, penas);
• interesse em montar insetarios, minhocarios, terrareos, etc.

Além das características comportamentais já citadas.

• gosto pela leitura;
• prazer por escutar;
• gosto pela escrita digital;
• interesse por jogos de palavras (caça-palavras, cruzadinhas, etc);
• vocabulário elaborado;
• facilidade em aprender outros idiomas.

Além das características comportamentais já citadas.

• conceitos claros de quantidade, tempo, causa e efeito;
• prazer em levantar hipóteses;
• rapidez na resolução de cálculos;
• facilidade na interpretação de gráficos;
• desenvolve estratégias para solucionar cálculos e desafios lógico-matemáticos
• domina 2D e 3D;
• prazer em uso de blocos de construção;
• gosto por exercícios de lógica.

Além das características comportamentais já citadas.

• tendência em aprofundar sentimentos, emoções, sensações, intenções, autoconhecimento, etc;
• gostam de compreender e aconselhar outras pessoas;
• facilidade na formação de opiniões;

Além das características comportamentais já citadas.

• reflexões filosóficas e metafísicas;
• preocupação com temas de grande relevância (significado da vida, sentido de morte, destino da humanidade e da planeta).

Além das características comportamentais já citadas.